Dr. da Estética Maykon Menezes

Dr. da Estética Maykon Menezes
Melhor Linha de Cosméticos do Brasil

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Adeus a Hebe Camargo! A Rainha da TV!


Hebe era a própria TV brasileira, com 83 anos e 62 anos de carreira. Era difícil encontrar alguém que não gostasse dela.
“Muito antes de sociólogos brasileiros se debruçarem sobre o fenômeno Chacrinha, eles estudaram Hebe. ‘A noite da Madrinha’, estudo de Sergio Miceli publicado em 1972, foi pioneiro ao demonstrar o interesse da academia em artistas de TV. Nunca houve, na televisão, uma mulher como Hebe. Nem haverá outra”, escreveu Artur Xexéo, no Segundo Caderno, de O Globo.
Em 1998, ainda como jornalista do Jornal do Brasil, fui convidado para uma entrevista com ela em João Pessoa, numa praia de nudismo, mas a entrevista não aconteceu devido à chuva. Porém, no dia seguinte fomos assistir a um show de Hebe num ginásio de João Pessoa. Antes do show, eu que estava no mesmo hotel que ela, pude ver o seu comportamento no dia a dia sem que ela soubesse ainda quem eu era.
Portanto, eu garanto que Hebe era sempre a mesma pessoa em qualquer situação. Ela era autêntica, não era um personagem. Talvez seja essa a razão de seu sucesso nesses anos todos. 
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.

Na década de 40, Hebe formou, com sua irmã Estela, uma dupla caipira chamada "Rosalinda e Florisbela". Seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates, quando abandonou a carreira musical para se dedicar mais ao rádio e à televisão. 
Ela estava no grupo que foi ao porto da cidade de Santos para buscar os primeiros equipamentos de TV, para a formação da primeira emissora brasileira: TV Tupi.
Foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo, no bairro do Sumaré, em São Paulo, em 1950.
No primeiro dia de transmissões da TV Tupi, Hebe Camargo deveria cantar logo no início das transmissões o "Hino da Televisão", mas alegou estar doente e faltou ao evento, sendo substituída por Lolita Rodrigues. 
O programa “Rancho Alegre”, de 1950, foi um dos primeiros em que ela participou na TV Tupi, canal 3, de São Paulo. Hebe fazia um dueto com o cantor Ivon Curi, sentada em um balanço de parquinho infantil. 
Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das mulheres”, na TV Paulista, a primeira atração voltada especialmente para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de calouros apresentado por ele.
Essas imagens estão gravadas em filmes e são consideradas relíquias da televisão, uma vez que o vídeo tape ainda não existia e na época não guardavam a programação em acervos, como atualmente.
Já em 1957, Hebe mudou radicalmente o seu visual. De cabelos pretos para loiros e começou a apresentar o programa de televisão “O Mundo é das Mulheres”, direção e produção do então galã Walter Forster, na TV Paulista, canal 5, antecessora da Rede Globo, em São Paulo. A partir daí, Hebe Camargo teve um impulso na sua carreira televisiva como apresentadora. 
Estreou na TV Continental, emissora de TV carioca, com os programas “Hebe Comanda o Espetáculo” e, também, “O Mundo é das Mulheres”.
(Hebe e seu único filho, Marcello).
Em julho de 1964, Hebe interrompeu sua carreira televisiva para se casar com o empresário Décio Capuano e tiveram o único filho da artista, Marcello Camargo, em 20 de setembro de 1965. O casamento acabou em 1971. Dois anos depois, conheceu Lélio Ravagnani, com quem viveu até 2000, ano em que ele faleceu.
Em 1966, foi ao ar, pela primeira vez, o programa dominical de Hebe Camargo, dirigido por Manoel Carlos, e exibido pela TV Record, canal 7, de São Paulo. O programa a consagrou como entrevistadora e ela se tornou líder absoluta de audiência, acompanhada do músico Caçulinha e seu Regional.
Na época da “Jovem Guarda”, ela deu espaço a novos talentos, como Roberto Carlos, Martinha, Wanderléa e Ronnie Von, a quem apelidou de Príncipe. Logo depois, a apresentadora Cidinha Campos veio ajudá-la nas entrevistas.
Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. 
(Hebe, Marlene Mattos e Xuxa)
Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino). 

O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas. 
Hebe passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980.
Na época do programa ao vivo, surgiam gafes, enganos e atitudes politicamente incorretas da apresentadora. Certa vez, perguntou ao astronauta Neil Armstrong, como era o luar na Lua. Talvez um dos trunfos do programa seja essa naturalidade e as gafes sucessivas que criavam uma intimidade com o público. O telespectador adorava as gafes da apresentadora.


Na década de 80, era comum, no encerramento de seus programas, a leitura de indignados editoriais com profundas críticas aos políticos, principalmente parlamentares, à corrupção e à violência generalizada, com as luzes do programa se desligando, sem trilha sonora, reforçando o caráter de protesto, convidando o telespectador a refletir depois do programa.
(Hebe e Golias)
O bom humor de Hebe só foi alterado no fim de 2008 quando Sílvio Santos fez linha-dura para renovar seu contrato com o SBT. Desde 1986 estava no SBT, onde apresentou três programas: “Hebe”, que ainda está no ar, “Hebe por Elas” e “Fora do Ar”, além de participar do “Teleton” e em especiais humorísticos, como um quadro do espetáculo da entrega do Troféu Roquette Pinto: “Romeu e Julieta”, em que contracenou com Ronald Golias e, sua amiga, a atriz Nair Bello artistas que foram grandes amigos da apresentadora.
— Fiquei chateada mesmo quando o Sílvio me tirou da segunda-feira, e me pôs no sábado. Mas ele mesmo viu que estava errado. Não sou uma mulher de segunda, mas sou das segundas — diz, soltando uma de suas sonoras gargalhadas.
— Pela primeira vez o vencimento do contrato foi chegando e Sílvio Santos deixou quieto. Eu achava uma falta de respeito baixar o ordenado de todo mundo, mas ele tem uma personalidade forte. E me explicou que era o momento que o país vivia — resignou-se Hebe, na época.
Entre goles de mais uma cerveja servida pelo copeiro, à apresentadora comentou ter sido sondada por outras emissoras — Record, Bandeirante e Rede TV!. Depois de quase 25 anos no SBT, onde estreou em 4 de março de 1986, ficando até 2010. Em 2011, ela trocou o SBT pela Rede TV!. 
Na estreia de seu programa na RedeTV!, em 2011, ela parecia que iria retomar uma fórmula que fez muito sucesso nos programas da TV Record: entrevistas externas. Na época, ela entrava na casa dos artistas e fazia no local a sua entrevista, mostrando a intimidade de cada convidado.
Como ela contou à Revista da TV que em seu novo programa, além de seu tradicional bate-papo com os convidados em seu sofá, iria mostrar as tais entrevistas que vinha fazendo em externas. A novidade tinha sido uma ideia do seu diretor, Paulo Trevisan.
(Hebe e Rita Lee)
No primeiro programa, ela conversou com a presidente da República, Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, a quem encheu de elogios, mesmo não sendo sua eleitora. No segundo programa, mostrou a intimidade de Rita Lee. Segundo ela, a cantora a recebeu em sua casa, num condomínio paulista, de biquíni.
Na Rede TV! seu programa deixava as noite de segunda-feira e passava a ser exibido nas noites de terça-feira.
Ela agora, "não é mais uma mulher de segunda, agora, é de terça", como comentou a própria apresentadora. 
Hebe é assim: ri de si mesma.
— Não tenho a cara da Globo. É uma emissora rica demais para Hebe Camargo. Sou popular — comentou.
Dias depois de trocar a Rede TV! para voltar ao SBT, Hebe faleceu.
Segundo a assessoria do SBT, ela estava muito feliz com a prevista volta à emissora. 
O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, do SBT, disse que Hebe estava “muito mal”:
- Eles (o SBT, onde ela voltaria a trabalhar) sabiam que ela nem iria estrear.
(1-Hebe e Sandra Bréa).(2-Hebe e Sílvio Santos).
“Hoje (sábado, 29/09/2012), estamos todos de luto: familiares, amigos e fãs de Hebe Camargo. Hebe é um marco na nossa cultura de rádio e televisão. Admirava a apresentadora, a mulher e a guerreira. Durante toda a sua vida, com seu jeito espontâneo de ser, Hebe trouxe alegria a milhões de pessoas. Nos últimos anos, continuou um exemplo de otimismo, mesmo diante de uma doença tão dura. Fica a lembrança de uma vencedora, que conduziu a vida como queria”, nota oficial da ministra da Cultura Marta Suplicy.
“Apresentadora morreu na madrugada de sábado aos 83 anos".
Hebe Camargo foi encontrada morta em casa, no sábado (30/09/2012) de manhã, por um segurança. Hebe morreu de madrugada em casa após sofrer uma parada cardíaca, ao se deitar para dormir, segundo a assessoria de imprensa do SBT. Ela lutava contra um câncer desde 2010. O corpo da apresentadora deixou a residência por volta das 19h e seguiu para o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, no Morumbi, onde foi velado. Passaram pelo local fãs e amigos, como Roberto Carlos. O sepultamento foi realizado no domingo (30/09/2012), às 10h30m.
Roberto Carlos, a quem Hebe costumava sempre se referir com carinho, foi um dos primeiros a chegar ao velório e demonstrou estar bastante emocionado. "A Hebe é a pessoa mais maravilhosa. É um símbolo. Ela ficar no meu coração e no coração de todos os brasileiros", comentou o cantor, que hesitou durante a declaração. Filho de Roberto Carlos, Dudu Braga chegou ao palácio pouco antes do pai. Perguntado sobre o estado do cantor após saber do falecimento de Hebe, Dudu antecipou: "Muito mal. Ele está muito mal”. 
Após cerca de uma hora em que esteve reservado apenas a familiares e amigos próximos, o velório foi aberto ao público.
(Sílvio Santos se despede de Hebe)
Silvio Santos, Serginho Groisman, a ex-jogadora de basquete Hortência, o piloto Emerson Fittipaldi, Anna Hickman, as cantoras Claudia Leitte e Wanderléa e o casal de atores Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli estiveram entre os que passaram pelo Palácio dos Bandeirantes.
Também foram se despedir o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e os candidatos à prefeitura Gabriel Chalita e José Serra Carlos Alberto de Nóbrega, além da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do senador Eduardo Suplicy.
Os apresentadores Ronnie Von, Carlos Alberto de Nóbrega, Otávio Mesquita, Celso Portiolli e Silvia Popovic prestaram tributos à colega. Silvia afirmou: "Ela ensinou nossa geração a fazer uma TV mais humana".
Hebe ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. A morte da diva causa repercussão entre artistas e políticos brasileiros.
Já o apresentador Jô Soares comentou a impressão que Hebe causava nas pessoas: "Uma vez, eu fui intérprete de uma entrevista dela com várias pessoas. E todas se referiam a ela como uma grande senhora, uma grande estrela. Ela realmente tinha uma certeza do que fazia que era sensacional. Ela estava acima do bem e do mal”.
“Estamos perdendo uma mulher que é um marco da televisão brasileira (...). Acostumamos-nos a tê-la como uma de nós”, disse a atriz Irene Ravache, completando que estar com Hebe era "uma festa".
(Última foto de Hebe com Daniela Beyruti, filha de Sílvio Santos)
A atriz Lolita Rodrigues, uma das melhores amigas de Hebe, se emocionou ao falar da morte da apresentadora e comentar o estado de saúde dela. “Eu estive com ela há um mês. Ela ainda estava no hospital. Ela estava muito triste, e eu fiquei muito admirada porque a Hebe era a alegria em pessoa. Ali, eu tive certeza de que nada mais era... Era esperado, mas dói muito. Perder um amigo sempre dói muito." Mais tarde, durante o velório, Lolita também falou sobre Marcello, filho de Hebe. "O Marcello é meu filho. Ele perdeu a mãe dele, mas ele tem muitas mães, uma delas sou eu. Foram 68 anos de amizade. Ela era uma amiga que não faltava na hora da necessidade." 
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.
Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Colocaram-me nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa. 
Em setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas.
"Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse. 
Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas.
Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.
Segundo o oncologista Sérgio Simon, um dos médicos que a acompanhava, o estado de saúde da apresentadora piorou muito nas últimas semanas, mas ela preferiu ficar em casa a se internar novamente:
- Ela não conseguia mais se alimentar, estava vivendo à base de soro. Há uma semana ficou pior, o rim estava parando.

(Hebe e Maria Bethânia)
Hebe foi e sempre será uma "gracinha!". 
O Brasil está de luto, perdemos Hebe Camargo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário