Dr. da Estética Maykon Menezes

Dr. da Estética Maykon Menezes
Melhor Linha de Cosméticos do Brasil

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Crediamigo - Credibilidade Você pode também confiar no Crediamigo


Para garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos a seus clientes, o Crediamigo dispõe de um sistema de monitoração de agências que zela pelo bom andamento do programa. Além disso, é realizada, anualmente, auditoria externa que analisa a contabilidade e a operacionalização do Programa.
Em 2005, a auditoria foi realizada pela empresa Trevisan Auditores Independentes, que emitiu parecer afirmando que as demonstrações financeiras do programa “representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste – Crediamigo - em 31 de dezembro de 2005, o resultado de suas operações, as origens e aplicações de seus recursos e os seus investimentos acumulados correspondentes aos exercícios findos naquela data (...)”.
O trabalho abrangeu a confiança na qualidade da administração e no desempenho do Programa, na atuação dos assessores de crédito, dos assessores coordenadores e na credibilidade das informações disponíveis, não deixando de lado a confiança na credibilidade da carteira. Foram avaliados os aspetos contábeis e operacionais da carteira de empréstimos, considerando a exatidão dos relatórios gerados pelo administrador, a obediência à política de crédito adotada, a adoção de práticas de reprogramação de pagamentos ou refinanciamento de operações em atraso.

Este trabalho  foi realizado com base em um termo de referência aprovado pelo Banco Mundial. A equipe de auditores visitou uma amostra de 20 agências do Crediamigo, distribuídas em todos os estados da região Nordeste, incluindo Espírito Santo e Minas Gerais, aplicando testes detalhados junto a 66 operações, o que resulta em 221 clientes.

Com base nas amostras selecionadas e testadas, o relatório da empresa de auditoria indica que: 1) a carteira, da forma que é informada pela instituição financeira, é consistente; 2) existem provisões suficientes para possíveis perdas nas operações de microcrédito; 3) a administração e o pessoal contatado nesse trabalho demonstram estar capacitados para exercer suas funções, bem como os recursos e sistemas são adequados para efetuar o monitoramento e cobrar os empréstimos.

A auditoria verificou também as atividades do assessor de crédito no campo, entrevistou gestores e analisou documentos relativos ao processo de concessão e acompanhamento dos empréstimos do Programa, visando avaliar os aspectos contábeis e operacionais da carteira de empréstimos.
Segundo pesquisa, Programa ocupa mais de 60% do mercado de microcrédito
Outro grande trabalho, que atesta a credibilidade do Crediamigo, foi desenvolvido pelo chefe do Centro de Políticas Sociais do Instituto Brasileiro de economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), professor Marcelo Neri.
O estudo descreve e analisa quantitativamente a atuação do Programa Crediamigo. Marcelo Neri garante que o Crediamigo é o grande responsável pelo sucesso do microcrédito na Região Nordeste, cujas taxas de crescimento são superiores às brasileiras. Leia release na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário